quarta-feira, 27 de março de 2013

Astronauta canadense a bordo da ISS registra belas imagens da Terra



O astronauta canadense Chris Hadfield, que está na Estação Espacial Internacional (ISS) desde dezembro do ano passado, registrou imagens impressionantes da Terra, três semanas após clicar a Lua sobre um "cobertor de nuvens".


Uma das fotos, publicada no Twitter de Hadfield na noite de segunda-feira (25), mostra a Estrutura de Richat, ou "Olho da África", que tem 50 km de diâmetro e foi descoberta em 1965 na Mauritânia. O local ainda é considerado um enigma para a ciência, e poderia ser resultado de uma erupção vulcânica há cerca de 100 milhões de anos, afundando depois em decorrência de um processo de erosão.


'Olho da África' foi clicado do espaço pelo astronauta canadense Chris Hadfield (Foto: Chris Hadfield/Nasa)


Outra imagem publicada na segunda-feira por Hadfield, que é engenheiro de voo, revela o Monte Etna, na Itália, coberto de neve e exalando uma fumaça preta.


Monte Etna, na Itália, foi visto da ISS coberto de neve e entrando em erupção (Foto: Chris Hadfield/Nasa)


Uma terceira imagem clicada pelo astronauta canadense é de uma tempestade "furiosa" em formação.


Formação de tempestade 'furiosa' também foi registrada pelo astronauta na ISS (Foto: Chris Hadfield/Nasa)


Em ocasiões anteriores, Hadfield já postou um vídeo em que ensina a cortar as unhas em um ambiente de gravidade zero, e outro em que canta uma música composta e gravada na ISS especialmente para o Natal, chamada "Jewel in the night" (Joia na noite). Segundo o astronauta, essa foi a primeira canção feita e executada no espaço.


Hadfield desembarcou na estação no dia 19 de dezembro, após decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo de um foguete russo Soyuz.


Além dele, fazem parte da atual expedição da ISS o americano Tom Marshburn e o russo Roman Romanenko. Nesta quinta-feira (28), devem se juntar a eles o comandante russo Pavel Vinogradov e os engenheiros de voo Chris Cassidy (americano) e Alexander Misurkin (russo), que vão viajar a bordo do foguete Soyuz TMA-08M.

g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário