segunda-feira, 4 de março de 2013

Assim como a Flor de Lótus.

 


      FLOR DE LOTUS cresce em solo pantanoso, de onde retira os elementos de que precisa para seu desenvolvimento. Seu caule retira dessa matéria lodosa apenas o que interessa e vai para a superfície limpa da água, respirar na presença de ar puro e luz.
 
      Para os povos orientais essa flor representa a pureza, já que abre suas flores sem contaminar as pétalas, limpa e imaculada do meio de águas turvas.
 
     Estamos vivendo um momento conflituoso, impregnado de irresponsabilidade, violência, solicitações excessivas que levam a pressão e tensão no dia-a-dia, dificuldades econômicas que levam a limitações financeiras…
 
     Vivendo lado a lado com o estresse, seus componentes de irritabilidade, falta de paciência, dificuldades em concentrar-se e organizar pensamentos, emoções fora de controle, preocupações com o futuro aumentando a ansiedade… cenário bastante próximo de condições “lodosas”… As pessoas sentindo-se estagnadas, cansadas de lutar contra problemas, coração apertado e mente turbulenta… onde a vontade de seguir em frente muitas vezes não dá conta dessas âncoras de crescimento…
Pântano no corpo, no coração e na mente…
     Quando a gente não encontra saída para uma dificuldade pede ajuda para alguém que viveu algo parecido e encontrou solução, não é?
 
     A flor de lotus faz esse caminho naturalmente; é assim que ela vive. É assim que ela ensina para nós, seres humanos, como se faz para sair do “lodo e seguir em direção à Vida, ao ar, ao sol, à luz”! 

      Um momento de crise é como um corte no dedo. Se não cuidar pode piorar. Mas, com cuidado, o corte naturalmente cicatriza. Assim também acontece na vida. Disposto a rever o que você pode fazer em relação à situação difícil que está atravessando, é possível enxergar uma solução, mesmo que você ainda não a tenha identificado. Lembrando que nada no Universo acontece por acaso, esta sua crise deve ser importante para seu forlatecimento e crescimento.
Não podemos negar a presença das dificuldades atuais. Mas também não podemos negar a possibilidade de 

‘DAR A VOLTA POR CIMA” e usar o JOGO DE CINTURA!
 
   E como fazer isso?
Começando pelo começo. Cuidando de você mesmo. Cuidando de sua alimentação, de suas horas de sono. Cuidando de sua RESPIRAÇÃO. De sua saúde, para não ter mais um problema para resolver: uma doença ou desequilíbrio físico. 
    Além de tudo isso, cuidando de outra condição natural sua: o fato de que você é parte de um todo maior, você é filho da Mãe Terra e do Pai Universo, coisas que em meio à agitação acabam tornando-se detalhes, quando não são simplesmente abandonadas…
     E, então, assim como a flor de lotus faz tão bem, você pode conseguir que “suas pétalas” não sejam contaminadas pelas condições externas adversas. Assim é possível cuidar dos pensamentos que cultiva em sua mente, é possível rever a forma como lida com as emoções que habitam seu coração…
     É dessa forma que nós, humanos, podemos aprender com a Flor de Lotus uma forma de viver melhor: passar pelas dificuldades, extrair delas aquilo que pode contribuir para que a gente se torne mais forte e, fortalecidos com 
o aprendizado dos reveses, subir em direção ao Sol, ao Ar e, enfim, acessar sua Luz interior e a Luz do Universo.
    Assim como a flor de lotus pode florescer maravilhosa acima das águas turvas, você também pode tornar-se uma pessoa Realizada, Feliz, Próspera e Saudável. 
     Crescer em direção à Luz fica mais fácil quando a gente se lembra que não está sozinho na empreitada; a qualquer momento podemos estabelecer a ligação com a Fonte de energia sublime e poderosa do Universo e abastecer nossa bateria com essa energia. E, com a força resgatada, podemos sentir o Verdadeiro Poder, o poder de viabilizar nossa proposta de vida, nosso propósito de Alma e realizar o que viermos fazer aqui.
    O sonho do Lotus é subir, crescer e florescer; e ela CONCRETIZA isso. E O SEU SONHO, QUAL É?

” Embora minha fraqueza me faça cair mil vezes, não perderei a fé. E espero ver a luz.” Gandhi

Denise S.Constantino
 
Psicóloga e Instrutora de Yoga 
 
Graduada pelo Instituto de Psicologia – USP (1980 ). Especialização em Yoga pela Escola de Educação Física das UniFMU (2005).
 
Atuação em clínica. Desenvolve cursos e oficinas para Desenvolvimento Pessoal, Respiração, Técnicas de Relaxamento e Meditação.
INSTITUTO LOTHUS – Qualidade de Vida e Consciência 
 
(11) 3871-1853

www. institutolothus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário